quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Corrida e musculação, uma parceria perfeita!

A dobradinha corrida e musculação é benéfica tanto para quem quer perder peso quanto para aqueles que procuram ganhar massa muscular
Na busca pela boa forma, volta e meia surgem dúvidas sobre qual é o melhor método para se alcançar o objetivo. Encarar a esteira antes ou depois da musculação é uma delas, sobretudo entre os malhadores iniciantes. De acordo com a personal trainer da Academia Tribus Milena Ferreira Gonçalves, a combinação das duas atividades depende, principalmente, do que se quer obter. “Se for para perder gordura, o melhor é fazer séries nos aparelhos para depois emendar um treino intervalado (de corrida). Já se a pessoa busca ganhar massa magra (músculos), o ideal é que corra em dias diferentes dos escolhidos para a musculação”, orienta.

Outro ponto a ser observado durante o exercício é o controle dos batimentos por minuto (bpm) do coração. Isso é fundamental para definir a faixa de intensidade do exercício (veja como calcular no quadro). Já para quem procura ganhar massa magra, o ideal é correr de cinco a 10 minutos na esteira, apenas para aquecer, antes de fazer musculação. E nos dias em que não tiver sessões de musculação, correr de 30 a 40 minutos. Assim, não sobrecarrega os músculos nem se arrisca a perder resistência e a massa magra, tão difícil de ser conquistada.

O personal Danilo Silvestrin reforça a relevância da meta do praticante na ordem das atividades. “Para quem quer emagrecer, o melhor é priorizar o treinamento na esteira, onde conseguirá um rendimento melhor na parte aeróbica, e complementar o treinamento na musculação”, explica. “Já se o desejo for por ganho de massa muscular e aumento de potência, deve primeiro fazer musculação, que provocará a produção do ácido láctico e inibirá a queima de gordura.”

Segundo Danilo, além de definir a faixa de intensidade do exercício, o controle do bpm é fundamental para regular o ritmo da atividade. “A partir de 65%, a pessoa está na zona de queimar gordura eficiente. Passar dos 85% é entrar na área de risco, onde, em vez da gordura, o organismo passará a queimar carboidrato e até mesmo proteína (fibras musculares). É importante se manter atento”, alerta.

Para o jornalista Rogério Couto, 38 anos, que incluiu a corrida no treino de musculação há três anos, os dois exercícios se completam. Com objetivo de ganhar massa muscular, ele se determinou a fazer musculação quatro vezes na semana e exercício aeróbico duas. “Faço corrida e spinnig em dias alternados com a musculação. Como meu biotipo é magro, se eu correr por muito tempo nos mesmos dias da musculação, seco. Então, sempre faço de cinco a 10 minutos de esteira, como aquecimento, antes de pegar peso”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário